segunda-feira, 9 de maio de 2011

Ludicidade

Ludicidade

Quando se fala que a ludicidade deve ser usada em sala de aula para melhoria dos níveis de aprendizagem e qualificação dos mesmos, grande parte dos educadores acredita que esse é um discurso vazio ou pensa que a ludicidade requer grandes tecnologias, recursos caros como brinquedos chamativos, livros cheio de gravuras em alto relevo e até computadores. Pois a ludicidade pode e deve ser trabalhada com recursos simples como a poesia. Com ela não há gastos suntuosos e sim suntuosidade no que o imaginário infantil pode criar.
Quem não lembra de um pedacinho de sua infância onde um momento prazeroso de diversão vem a mente. Mesmo que sejam em rimas vem aparecem nas lembranças como: Hoje é domingo, pé de cachimbo. O cachimbo é de ouro...
Essas rimas conseguem agradar os alunos de series iniciais e estimulá-los. Também percebemos que muitas delas agradam até adultos. A poesia é uma leitura leve, não enfadonha e que pode ser curta para aqueles que estão apressados.
Percebe-se que a poesia não é bem explorada nas salas de aula, inclusive como recurso de alfabetização. Pode-se desenvolver uma aula lúdica, prazerosa e construtora de conhecimentos através da simples repetição de uma poesia para aqueles que ainda estão trabalhando com silabas para construção de palavras e frases. Porém, é preciso lembrar que é necessário ter objetivos para cada ação educativa esperada. Portanto, com uma aula onde as poesias foram previamente escolhidas e com a criação de um ambiente adequado de leitura é possível irmos além da conquista de ouvir e ler poesias: o de escrevê-las, de apreciá-las sempre e estar buscando novidades no que diz respeito à leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário