segunda-feira, 23 de maio de 2011

Adaptação do conto "A cartomante"

Adaptação do conto “A CARTOMANTE”, de Machado de Assis

Na região noroeste do Rio Grande do Sul, estado ao sul do Brasil encontra-se o Museu Érico Veríssimo, homenagem ao grande escritor, que lá nasceu, cresceu e é o orgulho do povo da cidade, Cruz Alta.
Nascida por ter sido um local de paragem dos tropeiros, que vinham da fronteira levando o gado para ser vendido em Sorocaba, São Paulo. Atualmente, Cruz Alta tem 63 mil habitantes e sua economia baseia-se na agricultura e pecuária.
Existem três Centros de Tradições Gaúchas, locais frequentados por cidadãos que cultivam os costumes do povo das fazendas, usando roupas típicas das lides do campo como doma do cavalo chucro tosa de ovelhas. Usam, nestes ambientes, botas, bombacha, lenço no pescoço e praticam várias danças, como “Balaio”, “Tatu”, “Pezinho”, ”Pau-de-fita”, ao som de grupos musicais com muita gaita e animação.
Seu Florêncio, bolicheiro da Boa Vista do Cadeado, avistou, ao longo da Avenida General Osório, onde acontecia o Desfile Farroupilha, homenagem ao Dia do Gaúcho, o Valdomiro, filho do compadre Getúlio, todo pilchado, acompanhado de sua faceira prenda, a Margarida.
Olhou, ficou bombeando de longe a aproximação de Chico, amigo do peito do casal, guapo nada afeito ao batente, ajeitado no serviço público pela mãe após o passamento de seu pai, o estancieiro Pedro e pensou:
_ A la pucha, tchê, tem macanudo que é cego!
Valdomiro, Chico e Margarida cultivavam uma amizade forte, frequente. Pois foi destas visitas na casa de Valdomiro que Chico começou a esticar o olhar para Margarida, no que era correspondido.
As bailantas, os rodeios, as churrascadas, os banhos de rio, fortaleceram o amor surgido desta convivência.
Em certa feita Chico recebeu uma carta em que lhe alertavam sobre o que estava sucedendo com ele e Margarida.
-Te prepara, índio velho, a sirigaita vai ser tua desgraça. Você vai ser estrebuchado.
Mesmo aperreado, o casal mantinha os encontros na casa da Zoé, local de encontros de amantes, mas mesmo assim a amizade do trio corria solta com longas prosas, carteados e bailantas. Em uma ocasião Margarida visitou dona Clara, cartomante conceituada na cidade e ouviu algo que a deixou feliz.
-Minha filha, tudo está bem contigo, você nunca será abandonada por teu peão, ele te ama muito.
E os encontros continuaram até a mudança de atitude de Valdomiro. Ele se tornou silencioso, pensativo e Margarida dizia que estava chocho pelo trabalho em demasia. Resolvia muitas pendengas das outras pessoas, pois era magistrado.
A situação ficou tensa e Chico rareou suas visitas ao amigo, até que se retirou de vez, menos os encontros com Margarida que cada vez mais se tornavam tórridos de paixão e como o marido dela não dava sinais de conhecer a verdade, entendiam estar em segurança.
Certo dia Chico recebeu um bilhete de Valdomiro solicitando sua visita, pois queria um parecer sobre um assunto e receoso pensou:
-Ué, que será que ele quer comigo?
Mesmo indeciso, decidiu ir ao encontro, mas por via das dúvidas foi consultar a cartomante, mesmo achando uma bobagem o que ela fazia: adivinhar o futuro.
Saiu da casa contente, pois ela o tranquilizou e neste ânimo chegou até a casa de Margarida.
Foi recebido pelo amigo e ao entrar viu uma cena trágica. Sua amada caída ao chão, morta. E logo, também levou um tiro no peito e esticou as canelas.
Seu Florêncio, que avistava tudo de longe, pensou:
- Bah, tchê, o cuera traído é de fato, macho!
Autoras:
SONIA LEDA COSTA BEBER TEIXEIRA
JACIRA VIDAL RODRIGUES
ELISANGELA DA SILVA PACHECO
SARA MATOS BARASSUOL
LÍGIA REJANE TENTLER PROLA

Nenhum comentário:

Postar um comentário