quinta-feira, 21 de abril de 2011

Mediadores da Leitura- Módulo 2


Atividade de encerramento





Desde o início desta atividade defrontei-me com muitos
artigos, depoimentos e experiências que me levaram a caminhos,
conclusões e pensamentos diversos.


Sempre pensei que um leitor “nasce” leitor.


Como Freire coloca: “a leitura do mundo, precede a leitura da
palavra.”


Então o leitor nasce leitor lendo o mundo. Depois para que ele
continue leitor, a família deve ser a primeira mediadora nesta
caminhada.


A família é o alicerce da construção do ser. Em seguida a
escola segue erguendo as paredes do conhecimento.


Podemos dizer que os mediadores têm um papel
preponderante na formação do ser pensante que transforma a si e
ao mundo, articulando-se e/ou desarticulando-se conforme sua
interpretação do que percebe em seu entorno conforme suas
vivências, experiências, leituras, reflexões e interpretações.


Através da ajuda, digamos assim, do mediador, o leitor deve tornar-
se um crítico que filtra o que lê e observa, formando sua própria
opinião. Tendo como recurso tudo o que já leu, viu, ouviu e
apreendeu o leitor vê-se personagem do enredo intrincado que é o
seu próprio envolvimento e desenvolvimento no livro da vida.


Tentando, nesta nova atividade, tornar-me mediadora da
leitura, percebo como necessito trabalhar, estudar e ler muito para
“ser”: - Mediadora da Leitura;
- Ser cidadã;
- Ser profissional;
- Ser mãe;
-Ser esposa;
- Ser amiga;
-SER...



Lígia Rejane Tentler Prola
ligiaprola@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário